A Resolução de Problemas pode ser analisada como uma "perspectiva metodológica", no caso de perspectiva, significa "uma forma de ver"/"um ponto de vista", ou seja, para se revolver problemas não devemos verificar somente a metodologia, e sim, ao ler a questão, se fazer questionamentos, verificando os vários métodos na qual a mesma pode ser resolvida a partir da própria análise do discente.
Não devemos considerar somente o algoritmo, que são os dados que já vêm explícitos na questão, mas também, a heurística, que são as possibilidades de se resolver a questão.
Um dos objetivos de resolução de problemas é não gerar somente situações didáticas - quando surge uma situação, e sim, criar uma situação adidática - o problema surge a partir dos questionamentos do aluno, não parte do professor.
Em oposição ao ensino memorístico e expositivo, a presente metodologia de ensino visa o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, favorecendo a todo o momento a reflexão e o questionamento. O aluno aprende a pensar por si mesmo, levantando hipóteses, testando-as, tirando conclusões e até discutindo-as com os colegas.
SMOLE, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
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